sábado, 10 de abril de 2010

O PIG quer desmoralizar as pesquisas


Há indícios que a última pesquisa Datafolha para a eleição presidencial foi manipulada. Os resultados do Datafolha de 27/03, Dilma, 27% e Serra, 36%, são um ponto fora da curva em relação a pesquisa do Ibope, divulgada em 21/03, que dava a 30% das preferências do eleitorado para Dilma e 35% para Serra e em relação a pesquisa do instituto Vox Populi de 03/04 : Dilma, 31% e Serra 34% . Vamos aos fatos:

A reação violenta de Mauro Paulino do Datafolha tentado desmoralizar a pesquisa Vox Populi e a resposta de João Francisco Meira da Vox Populi. Acompanhe a encrenca na Rede Brasil Atual.
  • Entrevistador do Datafolha denuncia, no blog do jornalista Paulo Hentique Amorim, práticas do Instituto que possibilitam a manipulação do resultado como a realização do maior número de entrevistas nos bairros mais ricos e o uso de fichas em branco no local onde é anotada a região onde a entrevista foi realizada.
  • O Blog Flanar em "Conversando com a pesquisa" também coloca em cheque os resultados do Datafolha. Análise interessante porque remete à pesquisa presidencial de 03/2006.
  • No Blog do Nassif, Artur compara os números da região sul, obtidos pela Vox Populi: Dilma 33% e Serra 33%, Datafolha: Dilma 20% e Serra 48%. A diferença entre os resultados é de 28 pt. Estatisticamente é muito difícil de justificar.
Acho que o propósito maior do PIG, neste momento, não é utilizar as pesqueisas para criar ilusões sobre a posição de liderança do candidato tucano. Até porque isso seria muito difícil. O objetivo é embaralhar o cenário. Construir posições divergentes, alimentar polêmicas sobre metodologias e desmoralizar todos os institutos. O PIG quer ganhar tempo, esperar para Serra se posicionar como candidato e tentar reagir ao tsunami da campanha de Dilma que está se aproximando cada vez mais das praias tucanas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário