segunda-feira, 19 de abril de 2010

Os replicantes




Alguns posts atrás, eu já havia falado sobre o replicado slogan do Serra: "O Brasil pode mais". Ele é reciclado da campanha de uma chapa que concorreu a direção do Santos Futebol Clube "O Santos pode mais", do "Yes, We can" da campanha do Obama e, como se já não bastasse, noticiaram que, em 2006, Geraldo Alkimin, inaugurou no seu penúltimo programa idéia muito semelhante: "O Brasil pode mais porque você pode mais". Luiz Gonzales é o marqueteiro criativo das 2 campanhas. Fábio González, irmão do marqueteiro, é sócio do Santos, participou da chapa vitoriosa e hoje trabalha no departamento jurídico santista.
Porém, a moda do "pode mais" também contaminou a Globo que coincidentemente resolveu usar o slogan no comercial que comemora os seus 45 anos. Atores e jornalistas da emissora repetem frases como “todos queremos mais”, “emoção? Mais!”, “educação, saúde, e, claro, amor e paz. Brasil? Muito mais." Ontem esse comercial foi lançado em horário nobre, no intervalo do Fantástico. Para desespero do PIG, imediatamente a artimanha foi denunciada e articulada uma reação tão forte na internet que hoje a Globo, em nota pública, anunciou que o comercial foi retirado do ar.
Embalado pelo pode mais, Serra chega ao rídiculo de se deixar fotografar para a capa da Veja em posição similar a de Obama na Time.

Nenhum comentário:

Postar um comentário